Nossa Comunidade

 Conheça mais sobre a história e os horários de atendimento e funcionamento das pastorais de nossa comunidade

Comunidade Nossa Senhora Aparecida
 

A história dessa comunidade começou em fevereiro de 1979, quando chegaram ao bairro Bom Retiro as Irmãs Luizita Josefina Bosing, Magda Körbes e Lurdes Zibetti. Um galpão anexo ao depósito de um supermercado, localizado a Rua Tenente Antônio João, 2.357, foi o primeiro abrigo da comunidade que tem como padroeira Nossa Senhora Aparecida. Na ocasião, quem dirigia a Paróquia Santo Antônio era o P. Dante e o vigário, P. Adriano.
Segundo Irmã Luizita, o que motivou a criação da capela foi a oportunidade de atender as pessoas carentes da região que não podiam se deslocar até a Matriz para as celebrações e atividades pastorais.
Em 1982, o terreno do atual estacionamento da Comunidade foi cedido pela Prefeitura como permissão de uso. Ali, iniciou-se a construção de uma a capela e um centro comunitário. Depois de construídos, o local atendia as turmas de catequeses, um jardim de infância e um ambulatório médico.

Construção da atual capela


A pequena capela junto ao centro comunitário já não oferecia espaço suficiente e adequado para as Celebrações Eucarísticas. Então, no dia 6 de dezembro de 1982, uma comissão formada por casais da comunidade assumiu a responsabilidade de planejar a construção de uma Igreja com maior capacidade, em um terreno próprio da Mitra Diocesana.
Através de bingos, rifas, festas e outras promoções, a equipe arrecadou o valor necessário para adquirir três terrenos (ao todo 1.144m²) na frente do Centro Comunitário, na rua Otto Nass.
Em 1987, a pedra fundamental da construção da nova igreja foi lançada. Mas a construção começou somente em 1989, e a inauguração, 1992.
O terreno para a construção do Centro de Formação Nossa Senhora Aparecida (CFNSA) foi adquirido em 1996. O local foi inaugurado dez anos depois, em 12 de outubro, dia da padroeira.
Até 2006, a antiga capela foi utilizada para catequese e, no ano seguinte, pela Pastoral Social. Somente em 2008 ela foi demolida e o terreno transformado em estacionamento para a atual igreja.

Estrutura da comunidade


A estrutura física da comunidade é formada pela igreja com capacidade para 510 fiéis sentados; o salão de festas para 550 pessoas; o Centro de Formação com um auditório; 12 salas de catequeses; espaço para reuniões; sala para atendimento do Padre; capela do Santíssimo Sacramento; cozinha e secretaria.

Pastorais e movimentos:

É formada por 20 pastorais e movimentos:
- Conselho de Pastoral Comunitário - CPC;
- Comissão de Finanças;
- Pastorais do Dízimo; Liturgia; do Canto Litúrgico; dos Ministros Extraordinários da Eucaristia; do Batismo; da Infância Missionária; Primeira Eucaristia; da Perseverança; dos Coroinhas; da Crisma; da Consolação e Esperança; Social; da Comunicação; da Terceira Idade;
- Serviço de Animação Vocacional - SAV;
- Grupo de Jovens Nossa Senhora Aparecida;
- Grupo de Jovens Melodia Juvenil;
- Mãe Peregrina;
- Apostolado da Oração;
- Grupos Bíblicos de Reflexão;
- Grupo de Teatro.

Curiosidades:

- A Comunidade Nossa Senhora Aparecida sempre teve vocação de prestar assistência as famílias carentes do bairro. Desde 2006, a Pastoral Social da Paróquia Santo Antônio está centralizada na capela.
- Ela é a pioneira na Paróquia em possuir um Centro de Formação próprio. Também é a unica comunidade que possui o Serviço de Animação Vocacional (SAV) e a Pastoral da Comunicação (PASCOM).
  

 HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

*Missas
- Domingo: 9h e 19h
- Primeira Sexta-Feita do mês: 19h (Sagrado Coração de Jesus)
- Primeira Quinta-Feira do mês: Adoração Eucarística 6h

*Expediente Comunitário
- Segunda: 13h30h - 18h
- Terça - Sexta: 8h - 11h30; e 13h30 - 18h
- Sábado: 8h - 12h

*Atendimento do Padre:
- Quarta-feira: 15h-17h

*Pastorais da Comunidade e outras atividades:
- Infância Missionária: Sábado das 9h às 10h30
- Coroinha: Sábado das 9h às 10h30
- Primeira Eucaristia: Quarta-feira das 8:30h às 10:30h. e das 15h às17h
- Perseverança: Terça-feira das 08h30 às 10h e das 15h às16h30
- Crisma: Segunda-feira das 19h30 às 21h
- Grupo de Jovens Nossa Sra. Aparecida: Domingo às 17h
- Pastoral Social: Segunda-feira às 14h30
- Apostolado da Oração: Missa na Primeira Sexta-feira do mês.
- Terceira Idade: Terça-feira às 14h
- SAV (Serviço de Animação Vocacional)
- Batismo
- Ministros
- Mãe Peregrina
- Consolação e Esperança
- Canto Litúrgico: Quinta-feira 19:30hrs
- Comunicação
- Curso de Pais e Padrinhos
- Dízimo
- RCC - Quinta-feira às 19hrs
- GBR
- Comissão de Finanças
- CPC

- Coral Infantil Pequenos Cantores de Cristo: Sábado as 18hrs
- Ministério Melodia Juvenil: Sábado as 20hrs (quinzenal)

Comunidade Nossa Senhora Aparecida
RUA OTTO NASS, 72 - Bom Retiro
Joinville - SC - (47) 3435-3125 / 9932-9674